Rádio Em Defesa da Fé!

terça-feira, 16 de junho de 2009

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM UM ANO (continuação)

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM UM ANO (continuação)

A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Queridos jovens e leitores, esta semana estamos dando continuidade aos comentários do plano de leitura, desta feita estudando o hinário de Salmos. Lembramos que já estamos na nossa 7ª semana de leitura, por isso não deixe acumular os textos. Esperamos que vocês estejam acompanhando a leitura da Bíblia, pois no dia 27 de junho teremos a 1ª Maratona Bíblica do Plano de leitura da Bíblia.

Mariozan Manoel.

Leitura do dia 15

Salmo 45 - O Casamento do Rei

Como freqüentemente acontece em mensagens proféticas, este Salmo evidentemente aplica-se a dois reis. Provavelmente tenha sido escrito em honra do casamento de um rei de Israel ou de Judá, e estende a Jesus, conforme a citação em Hebreus 1:8-9.

Ao longo da história, têm surgido várias sugestões em relação à ocasião original do Salmo. Alguns sugerem o casamento de Salomão com a filha do Faraó (1 Reis 3:1), ou de Salomão com

uma princesa sidônia (veja 1 Reis 11:1-5).

Outros sugerem o casamento de Acabe com Jezabel (1 Reis 16:31). Ainda outros acham mais provável o casamento de Jeorão, um descendente de Davi, com Atalia, filha de Acabe e Jezabel e, por isso, descendente dos reisde Sidom (2 Reis 8:16-18,25-26).

1-5- O rei é elogiado por sua beleza, coragem, glória, justiça, etc.

6-9 - A citação em Hebreus 1:8-9 claramente aplica os versículos 6 e 7 ao Messias, e serve para reforçar a doutrina da divindade de Cristo. O rei aparece em toda a sua glória, acompanhado pela rainha adornada de ouro (8-9).

10-17 A formosa noiva esquece de seu povo e entra no palácio do Rei, onde é abençoada para sempre (veja Efésios 5:25-27; Apocalipse 19:7-8; 21:2).

Salmo 46 - Deus no Meio da Sua Cidade

1-3 O povo confia em Deus para proteção de todo tipo de mal.

4-7 Deus está no meio de sua cidade, assim garantindo a segurança do povo. O sentimento deste Salmo foi abusado por gerações posteriores, até o ponto que Jeremias falou que a presença do templo no meio de um povo ímpio não daria proteção para ninguém (Jeremias 7:1-15). Da mesma maneira, muitas pessoas hoje confiam em alguma coisa, talvez alguma imagem ou uma igreja como garantia da salvação. Nenhuma coisa garantirá a salvação de pessoas que desrespeitam a palavra de Deus.

8-9 Deus mostrou a sua mão forte nas vitórias contra vários povos.

10-11 Deus, exaltado entre as nações, é o refúgio do seu povo.


Salmo 47- Deus É o Grande Rei

1-4 O salmista convida os homens a louvarem o tremendo Deus que exaltou o seu povo sobre as nações;

5-9 Deus, o Rei de toda a terra, merece a adoração de todos;

Salmo 48- Louvor na Cidade de Deus

1-3 Deus é exaltado na sua cidade, no seu santo monte.

4-8 Deus estabelece o seu poder em sua cidade, e espalha os reis inimigos.

9-11 Onde ouve-se o nome de Deus, ele merece adoração por sua perfeita justiça.

12-14 Sião (o monte do templo em Jerusalém) foi estabelecido e mantido pelo poder de Deus. Ele é o Deus eterno e o guia para sempre.

Salmo 49- A Vaidade da Vida do Homem Materialista

1-4 O salmista (dos filhos de Corá) introduz este Salmo didático dirigido a todos os homens, ricos e pobres.

5-6 O servo do Senhor não tem motivo para temer os ímpios que confiam nos seus bens materiais.

7-14 A riqueza não salva! Ninguém pode ser remido com dinheiro. Todos morrerão e deixarão os seus bens para outros. Os ricos se dedicam ao acúmulo de bens, ou ao desejo de deixar algum tipo de memorial para o futuro, mas o próprio homem morre como um animal. Obs.: Alguns grupos religiosos usam trechos como este, especialmente versículos como 12 e 20, para defender doutrinas de aniquilamento dos ímpios. Devemos lembrar que os Salmos usam linguagem poética e que freqüentemente falam do ponto de vista terrestre. Da mesma maneira que alguém poderia sugerir que a morte traz destruição total, este Salmo também fala de “habitar” na sepultura (14) e de estar com os pais (já mortos) num lugar de trevas (19). Este Salmo não ensina o aniquilamento dos perversos.

15 Em contraste com os perversos, que não acham redenção nas riquezas, o justo confia na redenção divina, sabendo que estará com Deus.

16-20 Não devemos temer os ímpios, pois não vencerão a morte. A “vitória” deles é pura Vaidade.

Salmo 50- A Adoração que Agrada a Deus

1-6 Antes de falar sobre o tipo de adoração que Deus quer, Asafe frisa o ponto principal: a adoração é dada ao próprio Senhor, o Poderoso 7-13 Deus não precisa de sacrifícios, pois tudo já pertence a ele.

14-15 O que ele quer é a gratidão e a obediência de homens que confiam nele (veja 1 Samuel 15:22-23).

16-22 Ele não tem prazer nas palavras do ímpio, quem adora com os lábios e não com o coração (veja Mateus 15:7-9). O perverso:

Rejeita a correção que vem da palavra de Deus (17)

Acha prazer e se torna cúmplice do pecado dos outros (18)

Usa a língua para maltratar outros (19-20)

Acha-se igual a Deus (21)

Esquece de Deus (22)

23 Deus quer a gratidão e a obediência do homem.

Leitura do dia 16

Salmo 51- O Arrependimento de Davi

Antes de estudar este Salmo, leia a história do pecado de Davi com Bate-Seba (2 Samuel 11- 12). Neste Salmo, Davi mostra seu arrependimento e procura voltar à comunhão com Deus.

1-2 Davi pede perdão, apelando à benignidade e à misericórdia de Deus.

3-6 Ele reconhece o seu pecado contra Deus, e sente-se muito longe do Senhor. Embora o pecado dele tenha atingido muitas outras pessoas, este Salmo se trata do problema maior: o rompimento da comunhão com Deus (4). Deus agiria de uma maneira totalmente justa se castigasse Davi com a morte merecida (veja 2 Samuel 12:13). Alguns usam o versículo 5 para defender a doutrina de pecado “original” ou “herdado”, mas o ponto de Davi é outro. Este Salmo fala de pecado cometido por ele, e a descrição no versículo 5 enfatiza a distância entre o pecador e o seu Deus. Ele se sentiu tão longe de Deus que foi como se nunca o conhecesse.

7-12 Davi pede purificação e renovação. O que ele precisou – e todo pecador precisa – foi de um coração novo, purificado e restaurado por Deus. Faremos bem lembrando que o pecador precisa de mais do que o perdão legal; necessita-se de um coração curado por Deus (veja 41:4)

13-15 Uma vez perdoado, Davi ensinaria aos outros o caminho do Senhor e louvaria a Deus.

Obs.: O pecado impede o louvor e o evangelismo. Quando as nossas transgressões interrompem a comunhão com Deus, perdemos a vontade e a força para divulgar a palavra e para adorar ao Senhor. Desta maneira, todos perdem: a pessoa que volta ao pecado perde a sua comunhão com Deus, os pecadores ao seu redor perdem a oportunidade de ouvir sobre a salvação, e Deus não recebe o louvor que ele merece.

16-19 Deus não quer apenas sacrifícios e holocaustos. Ele quer o espírito quebrantado e o coração contrito. De pessoas que manifestam essas atitudes, ele aceitará o louvor e manterá comunhão com elas (veja 50:7-13).

Salmo 52- A Condenação de um Homem Poderoso

O título relaciona este Salmo à época em que Davi fugia de Saul e pediu ajuda ao sacerdote em Nobe. Doegue, um pastor edomita, falou para Saul da visita de Davi em Nobe, e Saul mandou que o edomita matasse 85 sacerdotes. Para melhor entender este Salmo de Davi, leia primeiro 1 Samuel 21:1-9; 22:6-23.

1-4 Em contraste com a eterna bondade de Deus, o perverso confia em destruição, engano e maldade.

5-7 Deus destruirá o homem que confia nos seus bens, assim dando vitória aos justos.

8-9 Davi confiava na misericórdia e na bondade de Deus.

Salmo 53 -A Insensatez da Incredulidade

Este Salmo é quase idêntico ao Salmo 14

1 Negar a existência de Deus é uma decisão insensata que leva a prática de coisas inconvenientes.

2-3 Deus olha do céu e vê a injustiça geral dos homens.

4 Será que os pecadores não entendem que a sua maldade terá conseqüências? O problema é que eles não invocam o Senhor.

5 Deus castiga e espalha os perversos.

6 Davi fala do seu desejo, até da sua ansiedade, de ver a salvação que vem de Deus.

Salmo 54- Davi Pede Livramento dos seus Perseguidores

O título deste Salmo se refere à ajuda que os zifeus deram a Saul quando este procurava Davi. Leia 1 Samuel 23:14-29 e 26:1-16.

1-3 Davi apela a Deus por livramento dos perseguidores, homens violentos que não respeitavam a Deus.

4-5 O mesmo Deus que sustenta a vida do justo também castiga os ímpios. O caráter de Deus – especificamente a sua santidade, justiça e fidelidade – exige a distinção entre os que praticam o bem e aqueles que praticam o mal. Deus, necessariamente, sustenta a vida dos fiéis e destrói os perversos.

6-7 Salvo dos seus inimigos, Davi adora a Deus.

Salmo 55- Davi Pede Justiça Contra os Traidores e Perseguidores

1-5 Davi sentiu muito medo por causa dos seus perseguidores, e perplexidade enquanto esperava a resposta de Deus.

6-8 Se tivesse asas, ele fugiria para um lugar seguro e protegido dos tumultos e ventos tempestuosos.

9-11 Ele pediu a justiça de Deus contra os malfeitores que praticavam a perversidade em toda parte da cidade.

12-14 A parte mais difícil para Davi foi o fato de ser traído por um amigo íntimo que andava e até louvava a Deus com ele.

15 Este versículo continua a descrição da violência na cidade (veja 9-11).

16-18 Davi procura a sua ajuda em Deus, invocando o Senhor o dia todo.

19-21 Ele confia em Deus para castigar os perversos não arrependidos, que usam palavras brandas para enganar e esconder a sua malícia.

22-23 Ele afirma novamente a sua confiança no Deus justo, que protege o justo e destrói o homem violento e fraudulento.

Um comentário:

  1. Mariozan!

    Vi seu link no blog de um amigo e vim conhecer. Gostei muito. Vou segui-lo. Aproveito para apresentar o meu blog o Genizah e recomendar uma visita.

    Tudo de bom!

    Em Cristo,

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir