Rádio Em Defesa da Fé!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O PIETISMO COMO RESPOSTA A VISÃO LUTERANA INTELECTUALIZANTE


O Luteranismo foi criado em meio às questões sócio-políticas do Sacro Império Germânico. Ainda arraigado aos entraves do feudalismo, o Sacro-Império contava com um conjunto de principados que tinham mais de um terço de suas terras dominados pela Igreja Católica. 

Durante seus estudos, Lutero começou a criticar pontos vitais da doutrina católica. No ano de 1517, ele censurou a venda de indulgências e outras práticas da Igreja na obra As 95 Teses. Escrita em alemão, à obra ganhou popularidade e chegou aoconhecimento dos clérigos católicos. 

O papa Leão X, em 1520, negou as idéias de Lutero e redigiu uma carta condenando sua obra e exigindo que Lutero voltasse atrás.

Em 1521, na Dieta de Worms, sob ordens do imperador Carlos V, Lutero foi convocado a negar suas idéias. Porém ao invés de nega-las Lutero as Reafirma.

Após isso, a Dieta de Worms se transformou em um palco de confusões, mas Lutero recebera apoio dos alemães.

Mais adiante, Lutero retorna a Wartburgo sendo levado por homens encapuzados, a mando do príncipe da Saxônia que o põe a salvo. Porém o sossego de Lutero logo é quebrado com a notícia de que os camponeses de Carlstadt se precipitam em movimentos revolucionários, bem como com a revolução dos camponeses de Wittenberg.

            Mais adiante vemos a Dieta de SPIRES (1526 -1529), quando Carlos V convoca a dieta com a intenção de acabar com o Luteranismo. No entanto, ao invés de condenarem Lutero, emitu-se o edito “cuius régio, cuius relígio”, que implicava dizer que cada estado alemão observasse a religião adotada por seu príncipe.Finalmente em 1555, o edito cuius régio, cuius relígio” foi aceito e  com a assinatura da Paz de Augsburgo, os conflitos sociais e religiosos cessaram de vez.

            Mais tarde a paz das Igrejas Luteranas foi frustrada por controvérsia doutrinárias internas. Surgiram várias disputas que levaram o luteranismo a  uma fragmentação. Um documento conhecido como Fórmula da concórdia foi publicado em 1580, tendo sido aceito pela maioria dos luteranos da Alemanha como algo que expressasse a teologia deles. Com a publicação do Livro d Concórdia em 1580, os luteranos aceitaram a sistematização de sua teologia para diferencia-la da teologia católica. Esses fatos tornaram os luteranos muito zelosos em preservar a sua  doutrina teológica e torna-la concisa. Assim sendo, essa êfase teológica luterana levou-os a uma ortodoxia fria, pois a medida em que zelavam por sua doutrina, ignoravam os aspectos subjetivos do cristianismo.

            Como reação a essa tendência intelectualizante luterana, o pietismo surge, no século XVII, com a proposta de enfatizar o estudo das Escrituras, aliando-o à oração e à  prática da verdade cristã na vida diária.

 

BIBLIOGRAFIA

CAIRNS Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. Editora Vida Nova, São Paulo. 2003.

Revista Ultimato-Artigo Memórias Históricas Parte II, por Manfred Grellert.
Barbosa, Paulo André.Compêndio de Teologia do IBE –
História da Igreja – Ano 3 vol. 11.Porto Alegre, 2007.

Um comentário:

  1. É verdade, a negação dos aspectos subjetivos da fé cristã levam realmente a um formalismo que necessita de ser reparado por uma volta às práticas ou disciplinas tais como oração, jejum, meditação mas sem menosprezar o estudo bíblico e sistemático das doutrinas cristãs. Parabens pelo blog, conheça-nos também Observatório Teológico - www.observateologia.blogspot.com e Blog do Discípulo - www.creioeunabiblia.blogspot.com

    ResponderExcluir