Rádio Em Defesa da Fé!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

INTRODUÇÃO À PARACLETOLOGIA

Prezados leitores,

Gostaría de a partir dessa quinta, compartilhar com vocês a séries de postagens que estaremos contribuindo com o blog "http://novos-jovens.blogspot.com/" todas às quintas-feiras. Na próxima sexta,  voltaremos a nossa série de comentários sobre HISTÓRIA DA IGREJA.

Um grande abraço.

Angélica Suassuna

Eis a postagem:

Prezados jovens e diletos leitores,

 

Esta semana estamos dando continuidade aos nossos comentários sobre os Fundamentos da Teologia Pentecostal.

Na semana passada tratamos sobre “A INFLUÊNCIA DO PIETISMO PARA A FORMAÇÃO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL”, com o objetivo de esclarecer as principais bases históricas para com o advento da nossa Teologia Pentecostal.

A partir desta semana, trataremos, mais a miúde, sobre a PARACLETOLOGIA, pois não podemos falar sobre os fundamentos da Teologia Pentecostal sem antes tratarmos da Doutrina do Espírito Santo.

Não se preocupem, porque mais adiante traremos mais alguns comentários históricos a cerca do Movimento Pentecostal.

Por fim, seguimos com o mesmo desejo de que o Senhor JESUS vos abençoe e vos faça buscar com zelo os dons do nosso amado ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

Angélica Suassuna

COMENTÁRIO 02
– INTRODUÇÃO À PARACLETOLOGIA

 

1 –CONCEITO

 

 

A Paracletologia trata da Doutrina do Espírito Santo. Etimologicamente é formada por dois radicais gregos: paracletos (Ajudador, Consolador, advogado) + Logia (estudo, doutrina).

            A Paracletologia, também chamada de Pneumatologia, estuda, de uma forma sistemática, tudo o que se refere ao Espírito Santo.

Ao observarmos às Sagradas Letras, vemos no AT, que as atividades e as manifestações do Espírito Santo eram esporádicas, específicas e em tempos distintos. Já no N.T., tem início com o dia de Pentecostes, quando Suas atividades se concretizam de maneira direta e contínua através da Igreja.

 

 

2- A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

 

O ESPÍRITO SANTO É DEUS, assim como o Pai e o Filho:

 

A deidade do Espírito Santo é a mesma nas três pessoas da trindade, visto que não se separa, mas advêm da mesma essência divina do único Deus.

A exemplo disso podemos destacar o que ocorreu em Atos 5.3:  quando Ananias e Safira tentaram engana-Lo. Ele mesmo revelou ao apóstolo Pedro que o casal mentira:

"Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo? Não mentistes aos homens, mas a Deus".

Aí vemos uma das comprovações Bíblicas de que o Espírito Santo possui a mesma essência de DEUS e que também é DEUS.

 

 

 

 

 

OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO – Os quais somente a trindade os têm, não foram conferidos para mais ninguém.

 

 

 

a)     Onipotência 

 

Por onipotência se entende que todo o poder que há no Universo físico ou espiritual, tem sua origem em Deus.

O poder do Espírito Santo é o mesmo existente no Filho e no  Pai. Então, em sua onipotência, o Espírito Santo faz o que lhe apraz.

Exemplo :

Rm 15.19  “Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.”

 

b) Onipresença

 

Este atributo implica dizer que o Espírito Santo Está em toda parte, que Ele penetra em todas as coisas e perscruta o nosso entendimento. Ele não se divide em várias manifestações, porque sua presença é total em cada lugar onde estiver:

 

Exemplo:

Sl139.7-10 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”

 

 

c) Onisciência

 

            Este atributo, implica que O Espírito Santo, do mesmo modo que o Pai e o Filho, tem total conhecimento de todas as coisas. Se observarmos a  palavra Onisciência vemos que advêm de duas palavras latinas: "OMINES" (TUDO) e "SCIENTIA" (CIÊNCIA).

Isso implica que a sabedoria Dele é infinita e indescritível, pois Ele sabe tudo acerca de si mesmo, do que criou e de todas as coisas.

Exemplo:

Sl 139.2,11,13SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Conhece os homens profundamente”.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

1.      Horton, Stanley. O que a Bíblia diz sobre O Espírito Santo -  Rio de Janeiro, CPAD.

2.   Horton, Stanley,Teologia Sistemática - Rio de Janeiro, CPAD.

3.    Horton, Stanley e Menzies, William. Doutrinas Bíblicas. Rio de Janeiro, CPAD.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário