Rádio Em Defesa da Fé!

domingo, 24 de maio de 2009

Plano de Leitura da Bíblia



PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM UM ANO (continuação)

A graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Queridos jovens e leitores estamos dando continuidade aos comentários do plano de leitura, esperamos que vocês estejam acompanhando a leitura da Bíblia, pois no dia 27 de junho teremos a 1ª Maratona Bíblica do Plano de leitura da Bíblia. Vemos que muitas coisas tem nos acontecido nos últimos dias, a disseminação do pensamento humanista tem atingido nossos templos e nós só podermos combater esse tipo de atitude se estivermos firmados na PALAVRA DE DEUS.

Precisamos ter a mente de Cristo, mas para isso devemos buscar ser espirituais e não carnais, como o nosso pensamento voltado, tão somente, para agradar a Deus.

I Co 2: 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.



4ª SEMANA - PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

DE 25 A 31 DE MAIO DE 2009.

LIVRO DE JÓ (continuação)

SEGUNDA-FEIRA

CAPITULOS 7 A 9

Vemos que no segundo discurso de jó ele se encontra desapontado com os seus amigos e ele achava que ainda que tivesse cometido pecado, não era tão repugnante a ponto de merecer tamanho castigo, chega até a orar pedindo sua morte.

No capítulo 8, vemos o primeiro discurso de Bildade, ele chega a dizer que Deus e justo em suas relações com o homem e que as aflições de Jó deveriam decorrer de sua maldade, portanto, Jó deveria se voltar para Deus.

Em Jo 9:22 “A coisa é esta; por isso eu digo que ele consome ao perfeito e ao ímpio.” observamos que Jó se queixa amargamente da maneira que Deus o trata

TERÇA-FEIRA

CAPÍTULOS 10 A 12

Em seu terceiro discurso Jó insiste em dizer que não é culpado, vejamos Jo 10: 7 “Bem sabes tu que eu não sou iníquo; todavia ninguém há que me livre da tua mão.”

No capítulo 11 observamos o primeiro discurso de Zofar, o qual segue a mesma orientação de Elifaz e Bildade, e diz taxativamente que o castigo de Jó ainda não é tudo o que ele merece. Veja o versículo 6: “E te fizesse saber os segredos da sabedoria, que é multíplice em eficácia; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade.”

Além do mais chama Jó de jactancioso de sua justiça própria (vv.2” Porventura não se dará resposta à multidão de palavras? E o homem falador será justificado?3 Às tuas mentiras se hão de calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe?4 Pois dizes: A minha doutrina é pura, e limpo sou aos teus olhos.”)

E como os outros, diz que se Jó deixar a sua iniq6udade, os sofrimentos acabarão e serão esquecidos e a vida voltará ao normal.

O capítulo 12 inicia com o 4º discurso de Jó, pois ele se defende com um tom de sarcasmo (vv. 1 ENTÃO Jó respondeu, dizendo: 2 Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria.)

QUARTA-FEIRA

CAPÍTULOS 13 A 15

Nos capítulo 13 a 14, Jó continua o seu discurso em sua autodefesa e pede aos seus amigos que se calem e o deixem (Jó 13:13 Calai-vos perante mim, e falarei eu, e venha sobre mim o que vier.)

Ele reafirma que os maus prosperam e os retos padecem. O capitulo 14:14 ( “ Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.”), parece demonstrar profundo sofrimento de Jó e angústia ao ponto de indagar sua vida após a morte.

No capítulo 15, Elifaz faz seu segundo discurso, sendo muito sarcástico e aponta Jó como um ímpio e o chama de presunçoso. O debate acalora-se cada vez mais a ponto de se zangarem. Os olhos de Jó chegam até a flamejar (Jó 15: 12 12 Por que te arrebata o teu coração, e por que piscam os teus olhos?), tamanha é a sua indignação com o discurso de Elifaz.

QUINTA-FEIRA

CAPÍTULOS 16 A 18

O capítulo 16 começa com o 5º discurso de Jó onde ele acusa seus amigos de falta de misericórdia para com ele. E mesmo em meio a tamanha dor e sofrimento diante das acusações de seus amigos (16: 16 O meu rosto está todo avermelhado de chorar, e sobre as minhas pálpebras está a sombra da morte:17 Apesar de não haver violência nas minhas mãos, e de ser pura a minha oração.) Jó continua a ser acusado impiedosamente (17:6 Porém a mim me pôs por um provérbio dos povos, de modo que me tornei uma abominação para eles.)

No Capítulo 18 Bildade faz o seu 2º discurso e num acesso de ira diz a Jó: “ ó tu que te despedaça na tua ira” (vv.4) , e acusa,mais uma vez a maldade de Jó, confrontando-o e procurando intimidá-lo para que se arrependa daquilo que ele o acusa, com a descrição terrível da sorte dos ímpios.

SEXTA-FEIRA

CAPÍTULOS 19 A 21

O capítulo 19 tem início com o 6º discurso de Jó, no qual o seus amigos o abominam (v.19), sua esposa não o tolera (v.17), os filhos o desprezam (v.18), os ossos se lhe apegam a pele (v.20) e sem alento suplica compaixão (v.21). Mas mesmo em tamanha dor e desespero, Jó se lembra que o Deus que ele serve tem poder para o levantar do pó e declara : “EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE, E QUE POR DIM SE LEVANTARÁ SOBRE A TERRA. DEPOIS, REVESTIDO ESTE MEU CORPO DA MINHA PELE EM MINHA CARNE VEREI A DEUS. VELOEI POR MIM MESMO, E OS MEUS OLHOS O VERÃO, E NÃO OUTROS” (VV. 25-27)

O capítulo 20 traz o 2º discurso de Zofar seguindo a mesma acusação de Bildade, pondo-se a descrever a sorte deplorável dos ímpios.

No capítulo 21, Jó inicia o seu 7º discurso concordando que no fim os ímpios, realmente sofrerão e continua a afirmar que muitas vezes eles prosperam.

SÁBADO

CAPÍTULOS 22 A 24

O capítulo 22 tem início com o 3º discurso de Elifaz com suas investidas de acusação contra jó cada vez mais rigorosa.

Seguem, portanto os capítulos 23 e 24 com o 8º discurso de Jó protestando sua retidão (vv. 12 “ Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção”.) esta expressão só nos vem a confirmar que nesta época já haviam escritos que eram reconhecidos como a Palavra de Deus.

DOMINGO

CAPÍTULOS 25 A 27

O capítulo 25 inicia com o 3º discurso de Bildade sendo ele muito breve em suas palavras : “ Como, pois, seria justo o homem perante Deus:” indaga ele.

Do Capítulo 26 em diante segue o último discurso de Jó em prol a defesa da sua inocência , desta feita com mais fervor.(27: 1 “E PROSSEGUINDO Jó em seu discurso, disse:2 Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma.3 Que, enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas,4 Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano”.)

BIBLIOGRAFIA

1.MANUAL BÍBLICO HALLEY (EDITORA VIDA NOVA)

2.BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL

3.BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE

4.INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO (EDITORA VIDA NOVA)

Tenham uma ótima semana.

Em Cristo,

Mariozan Manoel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário