Rádio Em Defesa da Fé!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A FÉ TRANSFORMADORA


Como vimos nas postagens anteriores, trouxemos um breve tratado sobre o luteranismo, o calvinismo e os anabatistas. Entendemos, pois que estas foram as Três principais vertentes da Reforma protestante que repercutiu e repercute até hoje como base teológica da maioria das denominações exitentes.

Concordamos com o ponto de vista do Sr. Manfred Grellert quando diz que “Existem três opções fundamentais na relação da igreja com o mundo: a acomodadora, a transformadora e a escapista”.

Isto ele conclui tendo como base as três principais vertentes citadas acima, pois a luterana ficou politicamente acomodada aos interesses dos príncipes alemães; a calvinista, ou reformada, que buscou transformar Genebra num espaço do reino de Deus; e a anabatista, escapista, porque perseguida por seus próprios irmãos.

Assim entendemos que essas três maneiras de comportamento são adotados pela maioria das denominações protestantes ao longo da história.

Há aqueles que ao adiquirirem prestígio ante os poderes seculares se aliam a esses poderes e se corrompem, há os que buscam aplicar os princípios bíblicos em suas vidas sociais como direção de comportamento a ser aplicado para com a sociedade e há os que são perseguidos pelos seus próprios irmãos.

O que queremos com esse explanação é observar que isso vem se repetindo até os dias de hoje. O que aprendemos com essa visão é que o cristão pode sim ter participação política, mas jamais deve se deixar corromper,

Também podemos ver que o cristão pode influenciar a sociedade com seus princípios e pode envolver-se com questões sociais, em prol o bem comum, mas não pode deixar de lado os princípios de fé e devoção e não pode negligenciar sua comunhão com Deus.

Por fim, vemos que há exemplos dos que foram perseguidos, é possível sim suportar as afrontas e perseguições por parte daqueles que se dizem nossos irmãos, porém não nos acovardando, nem fugindo, mas proclamando com coragem e intrepidez a sã doutrina e os verdadeiros princípios da Palavra de Deus visível em nossas próprias vidas.

Que sejamos a diferença neste mundo para influenciar outros, quer sejam cristãos ou não. Não podemos nos isolar em quatro paredes, precisamos viver o cristianismo em toda nossa maneira de viver. Precisamos ser exemplo pra esse mundo, precisamos na verdade fazer a diferença e combater as injustiças. Como igreja, se queremos um avivamento, não é enclausurados em nossas congregações que vamos salgar e iluminar o mundo. Precisamos desenvolver metas, projetos, estratégias que alcancem os perdidos e que firme os inconstantes na fé. E que faça que a igreja frutifique e transborde a graça de JESUS.

Vejamos alguns exemplos na história da igreja . Quem não ouviu falar em Wesley, que lutou por preços justos, salários com os quais fosse possível viver, ambientes saudáveis de trabalho. Questionou os postulados econômicos da sua época. Foi contra as guerras, a produção e o consumo de álcool, o trabalho infantil, mas também contra a escravatura de africanos. E por que não citar os pietistas em Halle, Alemanha, os quais formaram uma comunidade que, mesmo não abolindo a propriedade privada, cuidava uns dos outros para não haver entre eles necessitado. Quase todos os seus programas missionários incluíam ação social. E o notável Edwards! Ele não só questionou a articulação de uma economia de lassez faire, como a proposta de Mandeville, em Fábula das Abelhas (1723), que asseverava que “vícios privados produzem bens públicos”. O pós-milenismo de Edwards o fez um idealista social, um reformador social, como são todos os autênticos filhos de Calvino. Para Edwards, um emocionalismo espiritual sem caridade pública era infrutífero.

Que estamos fazendo? Qual a nossa contribuição como igreja de Cristo para essa sociedade. Estamos produzindo uma sociedade mais justa? Estamos sendo a diferença pra esse século?

Fica essa reflexão para nós meditarmos e em oração pedirmos ao Senhor que nos auxilie a trazer um grande avivamento para essa era.Que a nossa visão seja transformadora. Que não venhamos buscar nossos vãos interesses pessoais.mas que venhamos disseminar ao mundo a Palavra de Deus, levando a justiça social e levando a saúde espiritual para esta geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário