Rádio Em Defesa da Fé!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os Anabatista como Impulso do Avivamento Transformador Vindouro

·                              Os Anabatista como Impulso do Avivamento Transformador Vindouro

 

Considerados, por alguns historiadores como “fanáticos religiosos”, por outros como “heréticos”, sabemos que os anabatistas foram os pioneiros que contribuíram para o ínicio liberdade religiosa.

O próprio título anabatista demonstra que o sobrenome dado aos cristãos fiéis - anabatistas - é um apelido. Vem de uma palavra grega que significa "batizar outra vez", ou seja, o prefixo "ana" quer dizer outra vez, e o radical "batista" significa batizar nas águas. Assim, quando uma igreja era chamada de anabatista por outras, implicava dizer que ela batizava outra vez os membros vindos das igrejas consideradas erradas.

Após muitos anos organizaram-se por não concordar com as práticas errôneas da Igreja, pois criam que a Bíblia era a única fonte que merecia crédito.

Mais adiante, eles ganharam popularidade e criaram o chamados, sindicatos anabatistas de camponeses.

De acordo com o momento histórico e político da época, o poder de pensar pertencia a Igreja, além disso ela era quem dominava as relações comerciais. Neste caso, criar sindicatos anabatistas, significaria opor-se ao governo, ainda mais quando a difusão dos ideários anabatistas, muitas vezes, possuíam doutrinas contrárias às da igreja.

Isso gerou um grande controvérsia, onde os anabatistas, passaram a ser perseguidos por aqueles que se diziam ser seus próprios irmãos.

Se voltarmos na história, veremos que os Luteranos e Zwinglianos , foram, praticamente anabatistas no início de suas carreiras,porém posteriormente chegaram a ser os mais cruéis perseguidores destes.

Com isso, queremos concluir reconhecendo a contribuição anabatista  para com o pensamento da Reforma, em seus primórdios, além do que seus idéais serviram de impulso para do movimento transformador vindouro, o qual trataremos mais adiante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário