Rádio Em Defesa da Fé!

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Calvinismo como vertente da Reforma Protestante


“Nos fins do século XVI a terra passou das mãos da alta aristocracia à gentry (pequena e media nobreza rural), e das mãos de uma multidão de arrendatários jornaleiros, emparedados entre preços e rendas em alta inflacionista e salários estancados, às dos camponeses proprietários e terratenentes (yeomen). A terra também passou aos comerciantes, sobretudo aos pequenos (cujas margens de lucro aumentavam com a inflação) e aos mercadores mais ricos (que exploravam lucrativos monopólios comerciais). Por outra parte, também cresceram notavelmente o número e a fortuna dos juristas de prestígio. Em resumo, o que se produziu foi um deslocamento maciço das riquezas da Igreja e da Coroa, e das pessoas muito ricas ou muito pobres, para as mãos da classe média e da classe média alta”. Lawrence Stone La Revolución Inglesa, in Revoluciones y Rebeliones de la Europa Moderna - Madrid, Alianza Editorial, 1978.


Prezados leitores, no texto de ontem trouxemos uma breve visão do luteranismo, bem como concluímos que o pietismo surgiu como resposta à visão luterana intelectualizante. Não quisemos, com isso, desprezar a contribuição do luteranismo para com a Reforma Protestante, mas sim demonstrar a visão histórica de como se desenvolveu outros movimentos pós- reforma.

No texto de hoje, traremos uma breve exposição da visão calvinista como contribuição para a teologia Presbiteriana, Reformada e Puritana.

O calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino, um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, os fundadores da Igreja Presbiteriana foram instruídos. Calvino pretendia fazer de Genebra num Estado de fé calvinista, visto que visava criar uma teocracia, dessa forma, estabeleceu leis que foram dirigidas por sua doutrina, abriu escolas, estimulou o comércio exterior, proibiu jogos de azar, alcoolismo, danças e outras práticas "mundanas".

Os milhares que aceitaram a fé reformada e sua fundamentação doutrinária são testemunhas da importência do sitema teológico sistematizado por João Calvino (1509-1564). Essa reforma, ficou conhecida como “calvinismo” e fez de Genebra o centro de difusão dessa teologia, sendo João Calvino conhecido como o líder da segunda geração de Reformadores.
Podemos resumir os principais termos da teologia de Calvino de acordo com o antagrama TELIP. Calvino acentuava a TOTALIDADE da depravação humana, e entedia que o homeme herdou a culpa do pecado de Adão e nada pode fazer por sua salvação, visto que a sua vontade está corrompida pelo pecado adâmico. Assim, ele entendeu a que a salvação é por ELEIÇÃO e não depende do mérito humano, visto que a salvação parte da soberana vontade de Deus havendo a LIMITAÇÂO da redenção, ao propor que a obra de Cristo na cruz é restrita aos eleitos para salvação. Outro ponto a ser apontado é a doutrina de IRRESISTIBILIDADE da graça que é necessária fazendo com que o eleito à salvação não resista o Espírito Santo que o dirige até Cristo, não podendo, portanto o eleito resistir à salvação. A PERSEVERANÇA, por sua vez, é outro ponto da teologia de Calvino, pois os eleitos irresistivelmente salvos pela obra do Espírito Santo jamais se perderão, ou seja, uma vez salvos, salvos para sempre.
Podemos entender que a maior contribuição de Calvino à fé reformada foram as suas institutas, visto que nesta obra ele pôs os fundamentos de duas ênfases reformadas: a) a importância da doutrina ; b) a centralidade de Deus na teologia cristã.
Também podemos salientar que sob a liderança de Calvino, Genebra se tornou um modelo para os de fé reformada, como também um lugar de refúgio para os perseguidos por sua fé. Jonh Knox é um exemplo dos que lá se refugiaram.
Outra importante contribuição, foi a ênfase que Calvino deu na vocação como chamada para o progresso do cristianismo.
Calvino, também influenciou o avanço da democracia, visto que aceitou o principio representativo da direção da Igreja e do Estado.
Alguns estudiosos demonstram que a fé reformada teve uma grande contribuição para com os avivamentos do passado, além dos movimentos missionários, pois os ensinos de Calvino, que enfatizavam a chamada divina e a vocação, influenciaram não somente os Presbiterianos, mas também os Reformados e Puritanos.


BIBLIOGRAFIA

CAIRNS Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos. Editora Vida Nova, São Paulo. 2003.
Revista Ultimato-Artigo Memórias Históricas Parte II, por Manfred Grellert.
Barbosa, Paulo André.Compêndio de Teologia do IBE – História da Igreja – Ano 3 vol. 11.Porto Alegre, 2007.

2 comentários:

  1. Gostei de conhecer o blog. As postagens são excelentes, meus parabéns! Também gosto da área de apologia.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Juber Gonçalves
    Agradecemos o comentário, bem como a visita. Esteja à vontade para participar do nosso blog através dos comentários.

    ResponderExcluir