Rádio Em Defesa da Fé!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA EM UM ANO (continuação)

Leitura do dia 17

Salmo 56 -Davi Confia em Deus para o Livramento das Mãos dos Filisteus

Quando Davi fugia de Saul e chegou até Gate, ele temeu os filisteus. Este Salmo reflete a sua confiança em Deus naquela situação. Leia a história em 1 Samuel 21:10-15.

1-4 Davi pede a proteção de Deus contra os seus muitos inimigos. O refrão do versículo 4 é quase igual ao dos versículos 10 e 11. Romanos 8:31 mostra a mesma confiança em Deus.

5-7 Ele viu os inimigos tramando a sua morte, e pediu a justiça de Deus.

8-11 Deus se compadece do sofredor e o protege da tribulação

12-13 Davi promete cumprir os seus votos a Deus, porque este o salvou.

Salmo 57- Deus Envia a Sua Misericórdia e a Sua Fidelidade

Quando fugia de Saul, Davi se escondeu na caverna de Adulão em Moabe (1 Samuel 22:1-2)e, em outra ocasião, numa caverna no deserto de En-Gedi, no território de Judá (1 Samuel.23:29 - 24:22). Em um desses momentos, ou em outra ocasião semelhante, Davi escreveu.este Salmo. Duas palavras são repetidas como base da confiança de Davi em Deus: misericórdia e fidelidade

1-5 Davi pede ajuda a Deus, confiando na misericórdia do Senhor (1). Ele espera a ajuda divina para se livrar dos seus inimigos (1-4). A primeira estrofe se encerra com o refrão de louvor no versículo 5.

6-11 Os inimigos prepararam uma cova para Davi, mas eles mesmos caíram nela (6). Veja o relato de 1 Samuel 24, quando a situação foi invertida e Davi teve oportunidade de matar Saul. Davi confirmou a sua confiança no Senhor e o adorou (7-10). Esta estrofe termina com o mesmo refrão da primeira.

Salmo 58 -Lições que o Salmo nos traz.

(1)O salmista propõe uma libertação por meio de vingança (v. 11). Evidentemente que essa solução não foi adotada pelos profetas e nem recomendada por Jesus. Seria, então, o Salmo 58 anti-cristão? Na verdade, esse salmo é fruto de um grupo cuja tradição acreditava que a solução para a violência do mundo vinha da eliminação dos geradores da violência. Assim, essa composição nasceu a esse grupo de pessoas. O autor era um crente oprimido por pessoas violentas e perseguidoras. Dessa forma, temos que tomar a maldição como uma prática comum aos pobres e indefesos que, no limite do sofrimento e sem possibilidade de reação, pedem a ajuda de Deus para eliminar aquele sofrimento, provocado por pessoas más. Portanto, o salmista não se dispõe fazer justiça com as próprias mãos, mas pede a Deus que o faça por ele.

(2)A importância desse salmo está na seriedade com que ele trata os geradores da violência contra os seres humanos. A exagerada posição do salmista contra a corrupção, a mentira e a injustiça praticada contra o povo indefeso, deve ser valorizada e tomada como exemplo.

(3)Sendo o livro de salmo o hinário usado pelo povo bíblico nas suas celebrações, isto é, nos cultos, é surpreendente constatar que a linguagem litúrgica refletia muita responsabilidade para com o bem-estar da sociedade. Havia cânticos de louvor como constatamos nas últimas composições do livro de Salmos, porém, a lamentação em razão das agressões sofridas pelos crentes, justos e honestos, é altamente valorizada na liturgia do culto. Os crentes possuíam uma profunda consciência política, e reivindicavam, no culto, a melhoria de vida comunitária.

(4)Outro detalhe estranho a nós crentes, acostumados a elaborar e usar uma liturgia bela, adocicada, "soft", "light" e neutra e encontrar uma composição como o Salmo 58: linguagem agressiva de um tribunal que fere a nossa sensibilidade e a nossa postura de crentes piedosos. O livro de Salmos está eivado de exemplos.

(5)O Salmo 58 é uma prova que havia um espaço aberto no culto para a lamentação do crente agredido pelas pessoas más. Cerca de cinqüenta composições do livro de Salmos trazem as marcas literárias da lamentação. Além disso, os livros de Jó, de Lamentações e partes do livro do profeta Jeremias contêm queixas litúrgicas.

(6)Segundo José Bortolini, o Salmo é uma composição censurada pela liturgia. Por quê? Provavelmente, a igreja o considera inapropriado para uma meditação confortadora e inspiradora. Contudo, se pensar que o salmista queixoso está buscando, com a ajuda de Deus, eliminar os males presentes em sua comunidade e, ao mesmo tempo, resgatar a plenitude de vida boa e saudável na sociedade, então pode-se entender a razão pela qual este Salmo faz parte do hinário sagrado.

(7)O Salmo 58 é a reafirmação que os crentes devem ansiar pela vida boa e feliz. Muito mais do que isso, ele deve crer que existe uma recompensa para o justo. Portanto, é preciso acreditar na oração que busca superar os problemas de violência e agressão contra os justos.

Salmo 59- Davi Pede Justiça e Salvação

Este Salmo foi escrito quando as forças de Saul sitiaram a casa de Davi. Leia o relato em 1 Samuel 19:11-18.

1-5 Davi pede livramento de seus inimigos, dizendo que ele não tinha pecado que merecia a violência deles (1-4). Ele pediu para Deus vir e ver (4). Ele queria que Deus visse a maldade dos inimigos (5) e a inocência dele (4).

6-9 Estes versículos servem como um tipo de refrão, sendo paralelos em construção (porém não idênticos) a versículos 14-17. Nos dois trechos ele fala dos inimigos como cães uivando em volta da cidade (6-7,14-15). Em contraste com os inimigos, Deus é o forte refúgio (8,16). Davi confia na força de Deus e o louva (9,17).

10-13 Deus virá como vingador contra os inimigos de Davi. Mas a vingança não é principalmente para o benefício do próprio salmista. Quando Deus castiga os ímpios, ele responde à pergunta irreverente do versículo 7 (Quem há que nos escute?) com esta afirmação: “...e se saiba que reina Deus em Jacó, até aos confins da terra” (13).

14-17 Veja os comentários acima (6-9) sobre a construção destes versículos, que encerram o Salmo com uma mensagem de louvor confiante.

Salmo 60- Deus Protege os Seus e Castiga os Inimigos

2 Samuel 8,10,11 e 12 e 1 Crônicas 18-20 falam sobre as batalhas de Davi contra os siros e amonitas, dando uma noção da circunstância deste Salmo. Para Davi e o povo de Israel, as vitórias vieram depois de serem humilhados pelos inimigos.

1-3 Deus castigou o seu próprio povo, até ao ponto de eles se sentirem rejeitados.

4-5 O salmista pede livramento e proteção dos fiéis.

6-8 O santo Deus faz distinção entre o povo dele e os povos ao redor. Ele protege o seu povo, e rejeita os povos vizinhos.

9-12 Apesar das derrotas sofridas quando Deus não saiu com o exército, Davi ainda confia no Senhor para livramento e vitória. Ele recusa procurar ajuda de homens, confiante que Deus lhe daria vitória.


Fontes de Pesquisa:

http://www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos

http://www.estudosdabiblia.net

Introdução ao Antigo Testamento. Editora Vida Nova.

Um comentário:

  1. SHALOM!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Deus Eterno te conduza em triunfo.

    Medite Em II Co 2.14

    Em Cristo, Pr Marcello de Oliveira

    P.s Acesse: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: A Pomba YONÁH - Cantares 2.14

    ResponderExcluir