Rádio Em Defesa da Fé!

domingo, 12 de abril de 2009

O que penso sobre liderança

Ser líder ministerial é uma das maiores dádivas na vida de um homem e de uma mulher de Deus. Toda pessoa que recebe a Cristo, ao fazer parte da Sua igreja é um líder em potencial. Porém, só o será eficazmente se deixar desenvolver este chamado em sua vida, pois cada um de nós foi chamado para fazer parte de um tipo de liderança ministerial. É óbvio que para haver líder, tem que haver os liderados.

A primeira coisa a ser feita para que um obreiro (a) tenha um ministério hesitou é negar a sua vontade para fazer a de Deus, pois como a própria Palavra nos diz: “Em verdade, em verdade, vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só. Mas, se morrer produz muito fruto” (João 12:24).

É necessário, negar a velha natureza em todas as suas manifestações, ou seja, é preciso morrer para o velho homem e nascer novamente com Cristo.

O líder eficaz deve possuir habilidades ímpares para poder desenvolver o seu chamado, a parte de suas virtudes espirituais, deve também desenvolver aptidões administrativas, de relacionamento interpessoal, preparo e paradoxalmente deve ter muita humildade.

No âmbito administrativo, deve ter visão de águia, ou seja, ver além do presente momento e do que está diante dos olhos, deve organizar-se e planejar estratégias para atingir objetivos, traçando planos e metas a serem galgados. Deve influenciar outros, formar e discipular; Deve ser político, no sentido de resolver questões ambíguas e conflitantes entre os envolvidos.

No âmbito pessoal, deve ter coragem. Atributo este, indispensável para servir a Deus. Deve ter coragem para enfrentar os opositores da obra (como no caso de Neemias), coragem para extirpar o pecado no meio dos seus liderados, coragem para enfrentar o maligno e suas hostes, coragem para não se corromper, coragem para guardar a fé e o bom testemunho, mesmo diante de pressões externas. Coragem para permanecer firme mesmo quando todos abandonem; ou em perseguições; ou em meio de caluniadores. Coragem para nunca retroceder e nunca negar a fé.

Também no âmbito pessoal, deve ser humilde e piedoso. Deve saber exercer o amor fraternal suportando os mais fracos. Nunca, jamais deve se ensoberbecer com o êxito do seu trabalho, tributando em tudo honra e glória ao Autor de tudo: Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário