Rádio Em Defesa da Fé!

sábado, 11 de abril de 2009

Somos chamados a um ministério


Baseando-nos no texto do apóstolo Paulo, em Efésios 4:11,12. Podemos entender que antes de qualquer coisa, ministério é vocação divina; não se trata do exercício de uma atividade profissional, mas sim um compromisso com Deus; bem como, disposição e visão para realizar a obra de Deus e edificar a igreja do Senhor.

 

Tendo em vista o acima exposto, não poderíamos falar em ministério sem falar no ministro. Na visão paulina, examinando o texto da segunda epístola de Paulo aos Coríntios, no capítulo 6 dos versículos 1 ao10, observamos que a pessoa chamada ao ministério deve desenvolver algumas habilidades a fim de que seja bem sucedido naquilo em que foi vocacionado por Deus.

 

Assim sendo, para ter um bom desempenho ministerial, a que se conduzir com paciência: seja nas tribulações, nas privações, nas angústias ou até mesmo nos açoites, prisões e conflitos, visto que “aquele que põe a mão no arado não pode olhar para trás”.

 

Por conseguinte, vemos que o apóstolo Paulo nos mostra algumas atividades a serem exercidas por um ministro. O ministro deve se envolver nos trabalhos da igreja, nas vigílias e nos jejuns, pois um ministro que não participa do corpo de Cristo e que não se envolve perde a sua autenticidade.

 

Outro fato importante, é que o ministro deve apresentar algumas virtudes, tais como: pureza, sabedoria, longanimidade, bondade no Espírito Santo e ter amor não fingido.

 

Em última análise, Paulo descreve que o obreiro deve agir com perseverança e abnegação diante os paradoxos da vida ministerial, tudo isso em defesa da sua fé e do seu chamado.

 

Em suma, o obreiro deve viver no seu ministério não buscando seus próprios interesses e vanglória, mas cumprindo o seu chamado e sua vocação como um “desconhecido, mas sendo bem conhecido, como morrendo e eis que vivendo; como castigado e não morto; como contristado e sempre alegre; como pobre, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo e possuindo tudo” (2 Co 6:9,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário