Rádio Em Defesa da Fé!

domingo, 27 de março de 2011

Fé!!! Há contradição entre Paulo e Tiago?!


Não há contradição sobre os ensinos da justificação pela fé e também pelas obras, nos escritos de Paulo e Tiago. Note-se que em Romanos Paulo trata da justificação do pecador, do ponto de vista de Deus,e como um ato perante Ele; ao passo que Tiago trata do mesmo assunto,do ponto de vista humano, e como um processo contínuo na vida cristã, aqui no mundo. O salvo é cidadão do céu, mas também da Terra.

Paulo no capítulo 4 de Romanos (e noutras partes desse livro) trata da doutrina fundamental da justificação pela fé; justificação esta perante Deus, cuja lei o pecador, agora arrependido e penitente, violara continuamente. Na salvação do pecador a evocação de obras humanas é um ultraje a Deus. Tiago, porém, no capítulo 2 do seu livro, trata da mesma doutrina, mas de outro ângulo: o pecador perante o mundo, isto é, o lado visível da justificação; aquilo que o próximo pode ver no crente. O mundo não pode ver a fé, mas vê as obras, isto é, a nova vida do crente em Cristo. Portanto, o pecador é justificado pela fé somente, em Cristo, na presença de Deus; mas perante os homens o pecador é justificado pelas obras da luz vista, nele.

Assim temos que a fé puramente intelectual não é a fé salvífica; A fé salvadora é, também, fé servidora; As obras aperfeiçoam a fé (Tg 2.22); As obras justificam a fé (Tg 1.21);A fé sem as obras (do salvo) é morta (Tg 2.17) e as obras (da lei,dos atos humanos, da carne - GI5.19;2 Tm 1.9) sem a fé, são mortas; e a fé salvífica tem que andar juntamente com as obras do salvo, demonstradas pela obediência em santificação,sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário