Rádio Em Defesa da Fé!

terça-feira, 29 de março de 2011

O mais ético dos ensinos de JESUS.

O sermão do monte dita um sistema de valores cristãos, um padrão ético, uma atitude para com um estilo de vida completa­mente diferente do mundo que não é cristão.

O livro CONTRA CULTURA CRISTÃ de John R. W. Stott, nos detalha o mais ético dos ensinos de JESUS. Assim sendo, vemos que os discípulos de JESUS, ou seja seus seguidores devem ser conhecidos pelas seguintes características descritas no Semão do Monte, as quais estão relacionadas a seguir:

Mateus5:3-12

a) O caráter do cristão: as bem-aventuranças

mindo, podemos dizer que as qualidades elogiadas nesse trecho bíblico são qualidades espirituais, onde algumas fazem parte do fruto do Espírito e que devem ser uma constante na vida dos que seguem a JESUS.

Vejamos:

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (HUMILDADE)

4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (LOGANIMIDADE)

5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.(MANSIDÃO)

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. (JUSTIÇA)

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.(BONDADE)

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.(SANTIDADE)

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.(PAZ)

10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, por­que deles é o reino dos céus.(FÉ)

11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos inju­riarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. (FÉ)

Mateus 5:13-16

b) Á influência do cristão: o sal e a luz

As bem-aventuranças descrevem o caráter essencial dos discí­pulos de Jesus; já o sal e a luz são metáforas que denotam a sua influência para o bem no mundo.

Assim como o sal tem propriedade de dar sabor e conservar os alimentos, os discípulos de JESUS devem dar “sabor” ao mundo e “conservá-lo” da sua putrefação espiritual. Porém há um fator preponderante que dever ser ressaltado, o sal jamais deve perder sua salinidade, sob pena de ser lançado fora e pisado pelos homens. Os discípulos de JESUS, jamais devem fugir ao seu chamado, de anunciar o Reino de Deus ao mundo através de suas vidas práticas.

Em realção a metáfora da luz, vemos que Jesus apresentou a sua segunda metáfora com a seguinte afirmação: vós sois a luz do mundo. Em outro trecho bíblico Ele diz:: "Eu sou a luz do mundo." Por isso, seus seguidores devem brilhar com a luz de Cristo no mundo, influenciando a todos com as suas vidas.

Mateus 5:17-48

c) A justiça do cristão

“A grandeza no Reino não é apenas avaliada pela justiça que se conforma à lei, mas a en­trada no reino torna-se impossível se não houver um comporta mento que exceda em muito ao dos escribas e fariseus, pois o reino de Deus é um reino de justiça.” (John R. W. Stott _Contra Cultura Cristã).

Alguns pontos devem ser observados neste trecho do sermão do monte:

1. Esquivando-se à cólera (vs. 21-26)

O discípulo de JESUS deve absterse dos pensamentos coléricos e palavras insultuosas. Talvez estes não levem nunca à consumação de um ato homicida. Mas, diante de Deus, são equivalentes ao homicídio. Vejamos I João 3: 15 :"Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino.”

2. Esquivando-se à concupiscência (vs. 27-30)

O discípulo neste ponto do Sermão do Monte é ensinado por JESUS quanto a proibição do adultério, o qual inclui o olhar concupiscente e a imagi­nação. Pois, para Cristo, podemos cometer adultério em nossos corações ou mentes. Na verdade, (v. 28) qualquer que olhar para uma mulher com inten­ção impura, no coração já adulterou com ela. Portanto, o que serve a Cristo deve evitar a concupiscência da carne.

3. A fidelidade no casamento (vs. 31,32)

Os fariseus tratavam o divórcio com leviandade; Jesus o consi­derou tão seriamente que, com uma única exceção, chamou a todo novo casamento depois do divórcio de adultério. Embora haja discordância entre alguns, a cerca do divórcio, acredito que estes versos deixam claro a posição de JESUS, que é contrária a dissolução do casamento. Assim sendo, o discipulo de JESUS deve ser fiel ao seu cônjuge em todas as circunstâncias.

4. Atitude passiva e sem vingança (vs. 38-42)

O único limite para a generosidade cristã é o limite estabelecido pelo próprio amor. E aqueles que almejam o Reino dos Céus deve sempre praticá-lo em atitudes de perdão e generosidade.

5. Amor ativo (vs. 43-48)

Jesus contestou o v43(Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo) como uma grosseira distorção da lei; e acrescenta dizendo: Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos (v. 44). Assim sendo, a vocação cristã não é para imitar o mundo, mas o Pai. Por isso, os seus discípulos devem amar como JESUS amou.

Mateus 6:1-6, 16-18

d) A religião do cristão: não hipócrita, mas real

1. A esmola cristã (vs. 2-4)

As dádivas cristãs não devem ser feitas nem diante dos homens (na esperança de elogios), nem diante de si mesmo (com a mão esquerda aplaudindo a generosidade da mão direita), mas "diante de Deus", que vê o íntimo do coração e recompensa, pois "mais bem-aventurado é dar que receber”.

2. A oração do cristão (vs. 5 e 6)

Assim como o discípulo de Cristo deve dar suas ofertas com amor genuíno pelas pes­soas, também deve orar com genuíno amor a Deus. Jamais deve usar tais exercícios para prática da auto exaltação.

3. O jejum do cristão (vs. 16-18)

O seguidor de Cristo deve ter em mente que Deus nos observa quando ofertamos; quando oramos e jejuamos em secreto, e quando assim o fazemos Ele está ali, no lugar secreto.
Mateus 6:7-18

e) O oração do cristão:não mecânica, mas refletida

A hipocrisia não é o único pecado a ser evitado na oração pelo discípulo de Cristo; as "vãs repetições", ou a falta de significado, também. Não se deve orar meca­nicamente mas sempre racionalmente, como filhos de Deus dando-lhe sempre a honra e a glória devidas.

Mateus 6:19-34

f) A ambição do cristão:não a segurança material, mas a direção de Deus

Com o materialismo em alta e o próprio humanismo como coadjuvante, vemos muitos que se dizem seguir a JESUS se apropriarem a Palavra de Deus almejando bens para si próprios. Aquele que serve a Cristo deve se isentar de toda e qualquer prática ambiciosa, colocando em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça.
Mateus 7:1-12

g) Os relacionamentos do cristão: com os seus irmãos e com o seu Pai

1. Atitude para com o irmão (vs. 1-5)

a. O cristão não deve ser juiz (vs. 1, 2)
b. O cristão não deve ser hipócrita (vs. 3, 4) Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não re­paras na trave que está no teu próprio? 4Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
c. O cristão deve antes ser um irmão (v. 5)

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás clara­mente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

. Atitude para com os "cães" e os "porcos" (v. 6)

Crisóstomo usa uma expressão semelhante, iden­tificando os "cães" com pessoas "que vivem em impiedade incu­rável. A essa espécie de pessoas o Discípulo de JESUS deve deixar de lado, pois já são obstinados à vida de pecado, são homens irreconsciliáveis, verdadeiros ímpios, pois tiveram ampla oportunidade de ouvir e aceitar as boas novas, mas que determinadamente as rejei­taram.

3. Atitude para com o Pai celeste (vs. 7-11)

O servo de Deus, antes de pedir, precisa saber o que pedir e se está de acordo com a vontade de Deus; além disso, deve crer que Deus pode concedê-lo; e precisa genuinamente desejar receber. Então, as promessas de Jesus se realizarão em sua vida.

4. Atitude para com todos os homens (v. 12)

Esse verso trata de uma regra, diferentemente do verso 6, que é uma exceção. Neste caso vemos a benignidade em ação, pois se o discípulo de JESUS se colocar sensitiva­mente no lugar de outra pessoa, desejando-lhe o que gostaria para si mesmo, jamais será mau, porém sempre gene­roso; jamais egocêntrico, mas sempre compreensivo; jamais cruel, mas sempre bondoso.
Mateus 7:13-20

h)Os relacionamentos do cristão: os falsos profetas

1. A escolha inevitável (vs. 13,14)

De acordo com as palavras de Jesus, há apenas dois caminhos, o difícil e o fácil. Assim sendo, não existe um caminho do meio nos quais se entra por duas portas. As portas são duas: larga e a estreita. Portanto, não existe outra porta. Por isso, o discípulo de JESUS deve atentar que sua vida só pode ter dois destinos: a des­truição ou a vida eterna. Isso é fato, não há uma terceira alternativa.

2. O perigo dos falsos mestres (vs. 15-20)

JESUS, como defensor da verdade revelada de Deus, dá atenção à advertência aos seus discípulos de acautela- los dos falsos mestres, que poderiam perverter e a prejudicar o rebanho de Deus.
Mateus 7:21-27
i) A piedade do Cristão

Somente o discípulo que obedece ao seu Senhor é sábio,pois assim o fazendo estará edificando a sua casa espiritual sobre a rocha que é JESUS. Por isso, a profissão de fé do discípulo do Senhor não deve ser apenas verbal, mas sim sincera, não esboçando, simplesmente o conhecimento da “letra”, mas principalmente do Espírito.

Que Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário