Rádio Em Defesa da Fé!

sábado, 26 de março de 2011

Senhor, como fostes com John Wesley, a “Tocha tirada do fogo”, nos incendeia com teu poder!!!





"Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar" - John Wesley (respondendo à pergunta de como ele atraía as multidões)

"Eu considero todo o mundo como a minha congregação; em qualquer parte que eu esteja, eu considero que é certo, correto e o meu sagrado dever declarar a todos que estejam dispostos a ouvir, as boas novas da salvação." - John Wesley

"Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo." - John Wesley (Citações do livro "On Earth as it is in Heaven" por Stephen L Hill)

Não podemos falar das principais contribuições de Jonh Wesley sem relatar os principais fatos de sua conversão e ascensão como um herói da fé.

Deus levantou John Wesley em uma época em que a Igreja Anglicana vivia um formalismo sem vida. Naqueles dias, John e Charles Wesley, Withefield e outros estudantes da Universidade de Oxford, fundaram em 1729 o "Clube Santo", com o objetivo de se aprofundarem mais na piedade cristã. Uma característica importante é que eles eram muito metódicos em seus afazeres, por isso alguns de seus colegas os apelidaram de "metodistas" como motivo de zombaria. Porém, muitos membros do clube santo, inclusive Wesley, ainda não possuíam uma experiência de salvação.

Certa vez, dirigia-se em viagem missionária para a Geórgia, na América, o navio em que viajava passou por uma terrível tempestade, quase ao ponto de naufragar e wesley ficou impressionado com a serenidade e calma de um grupo de morávios diante daquela situação. Ao voltar a Londres, em 1738, os morávios levaram Wesley a entender a importância do novo nascimento, então em 24 de maio de 1738, ele recebeu e aceitou o chamado do Mestre e relatou em seu diário: "senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que cria realmente em Cristo, só em Cristo, para a salvação; e foi-me dada certeza, que Ele tinha removido os meus pecados”.

Após a sua conversão, Wesley enfrentou muita oposição, inclusive nos púlpitos de sua própria igreja, a Anglicana. Certamente isso não o deteve, pois, em 50 anos de ministério, ele percorreu mais de mil quilômetros nos lombos de cavalos.

Os pontos primordiais os quais defendia eram o "sola scriptura", e mais três fontes essenciais para a teologia: razão - tradição – experiência o chamado "quadrilátero wesleyano". Wesley também pospôs uma doutrina que causou polêmica, Chamada de “perfeccionismo cristão" ou "completa santificação", que quando alcançado, a pessoa não mais transgredirá a vontade de Deus voluntariamente, mas sempre agirá pelo amor.

Quanto à salvação ele entendia que a predestinação é condicional e depende da fé do indivíduo, assim notamos que Wesley era arminiano. Com relação ao sacerdócio universal dos crentes, adotou episcopal no qual bispos nomeiam, transferem ou suspendem pastores e exercem autoridade sobre as igrejas.

Além dessas contribuições doutrinárias temos uma que se fez de sumamente importante: o Metodismo do século XVIII deu origem ao movimento Holiness do século XIX, berço do pentecostalismo.

Nessa grande contribuição para o pentecostalismo, John Wesley insistia que havia uma segunda obra da graça subseqüente à salvação que poderia ser experimentada instantaneamente, que entendia ser como uma santificação plena, tanto que em seu livro "A short Account of Christian Perfection" Wesley formou de modo embrionário, à compreensão do batismo no Espírito Santo como conseqüente à conversão.

E é maravilhoso ver que Deus usou de maneira influente, poderosa e avivada um simples homem que se doou para anunciar o Evangelho. E todos quantos desejam ser um instrumento nas mãos de Deus devem seguir o seu exemplo: entregar-se a Deus para incendiar o mundo com o Poder do Evangelho como se fossem uma tocha tirada do fogo!!

Que Deus os abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário