Rádio Em Defesa da Fé!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fundamentalistas na essência da Palavra!

Ultimamente vemos a disseminação de muitos ideários liberais no meio dos que se dizem cristãos. São uns de um lado afirmando que não é necessário se congregar, são outros de outro lado vendendo as "novas indulgências" através de amuletos, tais como sal grosso, rosa ungida e por ai segue...Sem falar nos que se dizem conter a "verdadeira mensagem do evangelho" e afirmam ter recebido uma nova revelação da "verdade que liberta". Há quem pregue o contraditório e a inversão dos valores da Sã Doutrina. Infelizmente!! é o tal do liberalismo teológico confundindo as mentes!

O liberalismo teológico ou modernismo é uma teologia humanista filosófica onde se agrega conhecimento bíblico a razão e a filosofia, trazendo com isso a modernidade aos conceitos já formados.

Quanto as suas ênfases e propostas os liberais, como René Descartes (fundador da epistemologia – a teoria do conhecimento), por exemplo, creem que a alma não é principio de vida, mas sim de consciência.

Já o filosofo alemão Immanuel Kant considerava Jesus um mestre moral iluminado, cuja vida exemplificava seu ensino.

Outro liberal chamava-se George W. F. Hegel, em sua opinião à mente é real o restante é expressão da mente. Para ele tudo que existe é a expressão da mente divina, de modo que, o que é real é racional e o que é racional é real.

Quanto às propostas dos liberais podemos dizer que traziam consigo o desejo de atualizar a teologia, ou seja, adaptar as idéias religiosas à cultura e formas de pensar modernas, afirmando que o mundo mudou desde os tempos em que o cristianismo foi fundado, de modo que credos, catecismos, confissões de fé e a própria Bíblia são incompreensíveis as pessoas de hoje da forma que se é pregada nos púbitos dos templos.

Esses tais, rejeitam a crença religiosa baseada exclusivamente na autoridade das Escrituras. Para eles todas as crenças devem passar pelo teste da razão e da experiência.
Sempre dizem que a mente do cristão deve estar "aberta" para perceber novos fatos e "verdades" independente de sua origem.

Outro ponto é a despeito da imanência de Deus, pois assim o consideram, ou seja, Deus é o presente habitando dentro do mundo e não à parte, nem elevado acima do mundo como ser transcendente.

Outra questão abordada é o humanismo, pois para eles a depravação do homem pelo pecado fora abandonada e o homem passa a ser visto como alguém que transformaria a terra em um reino onde haveria justiça e paz.

Vemos que essas ideais liberais os leva a negar doutrinas fundamentais como a do pecado, da divindade de Jesus, a dos milagres e de tudo que há de sobrenatural na Bíblia.E hoje criam um "evangelho" de facilidades para adaptarem sua crença aos seus "modernus modus vivendi" - moderno modo de vida!Lugar para cultuar, pode ser em uma pizzaria. O que outrora eram vigílias de orações, hoje são noites de encontros sociais!

POR TUDO ISSO CLAMAMOS AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR!!!!

Mas GLÓRIAS A DEUS que por outro lado há aqueles que seguem o fundamentalismo cristão, não no sentido de ser "fanático religioso", mas sim no sentido de ter como única regra de fé a Palavra de Deus que é o alicerce do crente. E são esses que se contrapõem a essas idéias liberais. Aleluias!!! por ainda haver um remanescente que é esteriotipado, perjorativamente, pelos liberais de "fariseus dos tempos atuais". Que bom!! pois ser fariseu (do heb. פרושים), etmologicamente falando, significa ser separado, santo e é isso que o Eterno Deus de Israel requer dos que o busca.

Assim sendo, o fundamentalismo cristão surge como uma teologia de suma importância que trouxe como referência pastores, presbíteros e professores conservadores americanos de todas as denominações históricas que se coligaram com o fim de defender a fé cristã da intrusão do liberalismo nos seus seminários e igrejas.

Os fundamentalistas insistiam em dizer que o liberalismo teológico atacava determinadas doutrinas bíblicas fundamentais e que as negando transformaria o cristianismo em outra religião diferente do cristianismo bíblico.

Podemos considerar os fundamentalistas cristãos como os remanescentes que lutam por preservar os ensinos bíblicos tal como são, sem permitir que o modernismo corrompa a Sã Doutrina, enfatizando a inspiração, infalibilidade e inerrância das Escrituras como princípios básicos de fé cristã. Além disso, reagiram e reagem contra os ataques do liberalismo e suas heresias.
Além disso, os fundamentalistas cristãos reafirmam a sua fé no sacrifício propiciatório de Jesus Cristo, que para os liberais só serviu de exemplo, mas não como propiciação. Como também, reafirmam a ressurreição literal e física de Jesus e seu retorno, ambas as doutrinas negadas pelos liberais que as consideram mitos.

Por isso, enfatizamos a importância crucial da teologia fundamentalista como base apologética de combate as “inovações liberais" e neo-liberais, bem como baluarte teórico em defesa da fé genuinamente cristã.

 
Que Deus os abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário